segunda-feira, 25 de outubro de 2010

AUTOBIOGRAFIA

Queridos leitores

ao publicar meu livro, me pediram uma autobiografia. Não quis fazer. Estava certa de que não conseguiria, em poucas linhas, revelar quem sou. Agora, fiz uma brincadeira comigo mesma: pensei frases para completar "Eu já..." e o texto me agradou. Espero que agrade a vocês também. Na sequência, talvez escreva "Eu nunca...", pensando que as coisas que não fizemos, as oportunidades que não tivemos, as recusas, o não-realizado de alguma forma dizem também quem somos. Fica para a próxima.
Então, segue abaixo o texto. Se quiserem entrar na brincadeira, poderão enviar o "Eu já..." de vocês. Experimentem! Prometo comentar todos.
Abraços!

AUTOBIOGRAFIA

Nasci pelas mãos do Dr. Fernando Miléo, na Santa Casa de Guaratinguetá. A quarta filha do casal. A terceira a sobreviver. Eu tive sarampo, catapora e coqueluche. Eu quase morri de desidratação quando era bebê. Eu já tomei soro na testa. Eu já levei recado para a minha mãe. Eu já fui buscar o meu pai no bar. Eu já assisti tevê na casa da vizinha. Eu já brinquei de roda, de amarelinha, de casinha e de médico. Eu já senti ciúme da minha irmã. Eu já desejei ser bem velhinha. Eu já odiei ter cortado o cabelo. Eu já construí uma casa e depois a deixei para continuar vivendo.  Eu já amamentei meus filhos até que dormissem, saciados. Eu já tive um carro velho que sempre precisava de um empurrão. Eu já chorei pelo leite derramado. Eu já me arrependi e voltei atrás. Eu já me arrependi de ter me arrependido. Eu já perdoei setenta vezes sete ao cubo. Eu já segurei um carneiro na unha. Eu já almocei no restaurante da Dona Licéia. Eu já vi o pôr-do-sol no mar de Búzios. Eu já comemorei meu aniversário no  Pão-de-Açúcar. Eu já passei noites e noites nos braços serenos de um grande amor. Eu já tive as feridas cicatrizadas. Eu já sangrei tanto que senti a morte ao meu lado. Eu já me decepcionei com muitos advogados. Eu já escrevi cartas de amor sem resposta. Eu já caminhei despreocupada pelo centro do Rio de Janeiro de madrugada. Eu já aprendi a dançar forró. Eu já fui à FLIP por quatro vezes. Eu já cantei num karaokê. Eu já reencontrei um amor antigo pela internet. Eu já jantei num restaurante francês. Eu já vi as luzes de São Paulo de um avião. Eu já comi ostras em Florianópolis. Eu já viajei de moto. Eu já bordei uma toalha de mesa enquanto esperava meu filho nascer. Eu já me apaixonei por um homem mais novo e por outro, mais velho. Eu já desejei viver na Toscana. Na Grécia. Em Itaipava. Em São Paulo. Em Cunha. Eu já quase me afoguei. No mar, na piscina e nas lágrimas. Eu já passei os dedos pelo rosto frio do meu pai. Eu já visitei seu túmulo sozinha, só pra chorar. Eu já ensinei meus filhos a falar, a cantar , a agradecer, a rezar,  a respeitar os outros. Eu já fui e voltei de Ouro Preto... dirigindo meu carro. Eu já adentrei 120 metros debaixo da terra. Eu já defendi causas perdidas. Eu já gritei “impeachment” na rua. Eu já chorei ao ver filmes. Duas vezes. Três. Inúmeras. Eu já fui aprovada em sete concursos públicos. Eu já ajudei alguém a se tornar leitor. Eu já devorei livros. Eu já cozinhei no fogão a lenha. Eu já amo meus filhos pelos seres que são. Eu já dormi enroscada sobre um tapete. Eu já comi o pão que o diabo amassou. Eu já desfilei na Embaixada do Morro. Eu já passei a noite de Natal chorando. Eu já ganhei presente no dia dos pais. Eu já me olhei no espelho e me achei bela. Eu já me olhei no espelho e me achei velha. Eu já li Hilda Hilst e gostei. Eu já desisti de ler O Senhor dos Anéis. Eu já li mais de 500 livros. Eu já quis ser marceneira e quase perdi os dedos. Eu já joguei uma aliança no saco de lixo e o amarrei bem forte. Eu já aprendi e ensinei literatura, gramática e redação. Eu já cheirei as roupas dos meus filhos para aplacar a saudade. Eu já fiz bola de chiclete. Eu já fiz as pazes com a minha infância. Eu já conversei com a Marina Colasanti. Eu já perdi a noção do tempo nas ruas de Paraty. Eu já aprendi a tecer com uma amiga chilena. Eu já abracei um urso. Eu já escrevi um livro. Eu já lancei o livro na Bienal de São Paulo. Eu já percebi que tenho muitos amigos. Eu já...

15 comentários:

  1. Nossa! Que mulher vivida...Assim fico até sem jeito de entrar na brincadeira do "Eu já"...
    Acho que eu vou esperar mais alguns anos para arriscar...rsrsrsrs
    Adorei!!
    Beijo,
    Andréia

    ResponderExcluir
  2. MARIA ANGÉLICA MOLLICA26 de outubro de 2010 às 18:30

    AMEI A BIO, BEM CHEIA DE POESIA MAS A FOTO SUPEROU TODAS EXPECTATIVAS.
    BJS

    ResponderExcluir
  3. Mas que maneira divertida e positiva de ver os fatos da vida! Isso é apenas uma manifestação da grande pessoa que és. Parabéns Mestra!
    Um grande abraço!
    João Bosco.

    ResponderExcluir
  4. Frases simples... enaixadas num contexto completo e correto... significado profundo... para se ler por mais de uma vez.
    Parabéns. Posso dizer que agora lhe conheço um pouco melhor e gostei do que vi.
    um beijo,
    Amorim

    ResponderExcluir
  5. Eu já li Senhor dos Anéis, já estive no mesmo carro velho que sempre precisava de um empurrão, já aprendi com você literatura, gramática e redação, já me tornei leitora pela sua ajuda.
    Só quem experimenta esse exercício consegue perceber o quanto viveu e o quanto viver é bom.
    Uma sugestão para uma nova lista: Eu ainda quero...
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Eu já tive meus textos elogiados por você... Fiquei orgulhosa e feliz. Te admiro!!!
    Sucesso sempre, Professora!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  7. Andréia
    creio que você, mesmo sendo ainda tão nova, tenha coisas para contar...
    Abraços.

    Eliana

    ResponderExcluir
  8. Maria

    fico feliz por ter gostado do texto e da foto.

    Beijo.

    Eliana

    ResponderExcluir
  9. João Bosco

    o que nos faz ser o que somos são os fatos da vida... e a maneira como lidamos com eles. São nossas aprendizagens.
    Obrigada pela participação.

    Beijo.

    Eliana

    ResponderExcluir
  10. Amorim

    dar-se a conhecer pelas palavras... conhecer pela leitura... bela troca, não?
    Obrigada por estar aqui.

    Abraço.

    Eliana

    ResponderExcluir
  11. Marcia querida

    maravilhosa é a força que sempre sempre me ofereceu...

    Obrigada.

    Eliana

    ResponderExcluir
  12. Lu

    amei seu comentário... sim, já estivemos juntas em muitas dessas ocasiões. Agradeço por sermos companheiras de jornada.
    Gostei da sugestão: Eu ainda quero... fazer uma longa e divertida viagem em companhia da minha irmã.

    Beijos.

    Eliana

    ResponderExcluir
  13. Sulzi

    seus textos sempre revelam você. Ouço sua voz quando os leio.

    Obrigada, querida.

    Eliana

    ResponderExcluir
  14. Interessante Eliana...

    Gosto da sua forma de escrever. Vim parar aqui depois de um email seu divulgando seus novos "escritos digitais" no blog...

    Na verdade... Eu vim parar aqui feito um passarinho, passando, passando, tão longe do ninho... Eu cantei e me encantei.

    "Marquinhos"

    ResponderExcluir